DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

Dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, data criada para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama que quando detectado precocemente tem até 95% de chances de cura.

O Câncer de mama é o segundo mais comum entre mulheres de 19 a 40 anos. De acordo com o especialista em radiologia no Instituto Nacional do Câncer (Inca), Marcela Balaro, e a médica coordenadora de Imagem Mamária do Richet Medicina & Diagnóstico, não existe um consenso mundial sobre a idade e a periodicidade dos exames para a investigação do câncer de mama nas mulheres assintomáticas. 

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente.
O principal método para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia digital, que identifica lesões muito pequenas, muitas vezes não palpáveis. O exame funciona como uma radiografia da mama e o equipamento utiliza radiação de baixa energia (raios-X). 


Em caso de dúvidas sobre exames, formas de tratamento e direitos em prol da saúde da mama fale com a equipe do IMAMA – Contato: (51) 3264.3000 ou falecomimama@imama.org.br . Conheça a nossa sede e consulte os serviços gratuitos que oferecemos.

Galeria