OS PROJETOS DO IMAMA AJUDAM
MILHARES DE MULHERES

O IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Além disso, o IMAMA é pioneiro em diversos projetos. A FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é justamente um dos frutos deste pioneirismo. Criada a partir da ideia de levar esses projetos para outros estados, um dos objetivos do Projeto TTB (Te Toca Brasil), foi fundada em 22 de julho de 2006 em São Paulo e está sediada em Porto Alegre, com a presidência do IMAMA.

Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos e a cedência do terreno para a construção da Futura Sede Educativa do IMAMA são fortes exemplos disso.

Nesta trajetória a instituição também adquiriu mais espaço. Além da Sede em Porto Alegre, o IMAMA possui uma Unidade Regional em Três de Maio.

Equipe IMAMA

Dra. Maira Caleffi
Presidente Voluntária do IMAMA

Lucy Bonazzi
Vice Presidente

Cintia Seben
Vice Presidente

Samsara Nyaya Nunes
Gestora do IMAMA

Douglas Piton Cunha
Coordenador de Voluntariado

Cristiane Souza
Coord. Projeto Poa Rural

Priscila Gauto
Assessoria de Comunicação Visual

Marcia Tesseler
Coordenadora Financeira

Priscila Corim
Recepção

Jaqueline Pegoraro
Assessoria de Imprensa

Angelina Casagrande
Estagiária